top of page

Desvendando os Segredos da Construção de Hábitos: 5 Dicas de Psicologia para o Sucesso

Iniciar uma jornada em direção à construção de hábitos saudáveis pode parecer tão desafiador quanto preparar a mala para ir à praia. No entanto, assim como há segredos para uma mala leve e eficiente, também há estratégias psicológicas que podem ser aplicadas para tornar a construção de hábitos uma jornada mais suave e bem-sucedida.



Olá, sou Natália, uma profissional especializada em Terapia Cognitivo-Comportamental, com vasta experiência em auxiliar indivíduos a transformar suas vidas por meio da construção de hábitos positivos. Hoje, compartilharei com vocês cinco dicas fundamentadas em princípios psicológicos, visando tornar essa jornada mais acessível e gratificante.


Espero que este guia ofereça insights valiosos e inspire você a abraçar a mudança com confiança.


Dica n.º 1 - Quebre o hábito novo


Para compreender como construir hábitos eficientes, precisamos ir além da teoria. A psicologia nos ensina que a consistência é a chave, mas essa consistência deve ser baseada em metas realistas e compromissos alcançáveis. Como especialista em psicologia, incentivo a começar pequeno, portanto, pegue sua meta e quebre em micropassos. Por exemplo: Quero começar a ir na academia - Comece pela inscrição, no outro dia, separe as roupas, no outro uma caminhada até a esquina... E vai aumentando até chegar no seu alvo.


"Os hábitos são a vitória do tempo sobre a vontade - Michel de Montaigne"


Dica n.º 2 - Celebre cada conquista


A cada micropasso, micrometa, ou microhábito do seu objetivo, crie um sistema de recompensa. Pode ser um episódio de uma série, um chocolate após bater a meta e assim vai. Mostre para sua mente que sempre que realizar esse comportamento objetivo, ele irá ganhar algo em troca.


Dica n.º 3 - Visualize-se


O ambiente conta muito com criação de novos hábitos. O contexto em que você está inserido terá um papel fundamental na manutenção deles. Portanto, crie um bom sistema de contingência para quando a vontade de desistir bater - e ela vai aparecer - pode ser um amigo que se comprometa a te puxar, postar um desafio de forma pública no instagram por exemplo, deixar sua roupa de acdemia sempre a vista, fazer um plano de 12 meses na academia... E assim vai, as possibilidades são muitas e quanto mais você moldar seu ambiente a seu favor, menos chance de desistir você terá.


Dica n.º 5 - Terapia


Por fim, se enfrentar considerável resistência na adoção de novos hábitos, buscar a assistência de um psicólogo pode ser uma escolha valiosa. Há um equívoco comum de que psicólogos apenas lidam com transtornos mentais; entretanto, meu enfoque na terapia cognitivo-comportamental vai além, abordando comportamentos e pensamentos. Essa abordagem visa não apenas melhorar a qualidade de vida, mas também proporcionar uma existência mais significativa. Ao integrar a terapia cognitivo-comportamental, posso oferecer suporte na construção e consolidação de novos hábitos, tornando o processo mais eficaz e duradouro.


Caso precisar de auxilio nesses novos hábitos, entre em contato comigo nesse link.

Comentários


bottom of page